Na região, inúmeros são os esforços para que novas propostas de um futuro mais digno, igualitário e solidário se estabeleçam. As prefeituras municipais juntamente com a AMAUC e Serviço Social, traçam importantes estratégias para que se efetive as ações regionais nas áreas de assistência social, criança e adolescente, idoso, habitação, emprego e renda, gestão ambiental, educação e saúde.
Eventos como "Formação Continuada aos Conselhos Municipais de Direito e Conselhos Tutelares, Jogos de integração dos Idosos (JIIDOS), Conferência Regional da Mulher, Encontro Regional de Assistentes Sociais, Programa Conhecer e Fazer para Preservar, são algumas das atividades que o setor participa diretamente.
O departamento de Serviço Social ainda contribui com propostas de elaboração de programas e projetos que levam ao desenvolvimento municipal, assessora os Conselhos Municipais em uma concepção de gestão social pública descentralizada e participativa, participa de articulações interinstitucionais que levam ao desenvolvimento regional, a exemplo do Programa Nacional das Nações Unidas (PNUD) e do Pólo Macrorregional de Capacitação em Saúde, proposto pelo Ministério da Saúde e, ainda, espaço no Fórum pelo fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil e Comissão Regional do Idoso.