IV Seminário Regional de Técnicos de CRAS e CREAS e trabalhadores da Assistência Social da Região AMAUC

Publicado em 27/07/2020 às 14:12 - Atualizado em 27/07/2020 às 14:25

EXCLUSIVO PARA SERVIDORES DA REGIÃO DA AMAUC

Data: 05 de agosto de 2020

Horário: 13h30min às 17horas

SALA VIRTUAL: https://zoom.us/j/96172353706

Apresentação:

O IV Seminário Regional de Técnicos de CRAS e CREAS e trabalhadores da Assistência Social da Região AMAUC é uma proposta de trabalho pautada como forma de  qualificação,  realizada através  do Colegiado Regional  de Assistência Social destinada para as equipes de Centro   de Referência de Assistência Social  (CRAS)  e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) que trazem à tona a complementação de conhecimentos técnicos e metodológicos de atuação profissional, levando em conta a realização de  serviços e  benefícios  através da  política da assistência social neste  período de  pandemia – COVID-19, oportunizando a continuidade dos programas e serviços  preconizados  pela Política Nacional de Assistência Social.

O Seminário faz parte de uma iniciativa realizada a cada ano como um espaço destinado a qualificação   profissional e fortalecimento da política social de Assistência Social.

Neste ano de 2020, será realizado on-line através da plataforma digital da AMAUC.

Justificativa:  

Esta situação imposta pela pandemia da Covid-19, tem gerado muitas inseguranças sobre a nova forma de agir tecnicamente uma vez que os atendimentos antes presenciais estão sendo realizados de forma remota.

Diante destes fatos justifica-se a realização do IV Seminário que se propõe a qualificar profissionais a estarem aptos para desenvolver de uma forma coerente e ética a continuidade de suas ações, assegurando aos usuários da política da assistência social a garantia de acesso a serviços e benefícios sociais.

A política de Assistência Social, considerada essencial na rede de atendimento municipal merece uma real atenção no sentido de possibilitar para muitas famílias o acesso ao atendimento frente às suas situações de vulnerabilidade social.

Desta forma, optou-se como tema central do IV Seminário um espaço de discussão que oportunize um pensar coletivo sobre esta nova forma de atuação, ampliando conhecimentos e refletindo sobre questões específicas deste momento de pandemia e formas de atuação pós pandemia COVID-19 estabelecendo um novo olhar à prática nos aspectos teóricos, metodológicos e operacionais.

Objetivo:
Refletir com as equipes os desafios e estratégias a serem adotadas em tempos de pandemia, assim como contribuir com o planejamento de ações e estratégias de trabalho para o período de   transição.

Metodologia:

Realização na sala virtual do ZOOM disponibilizada pela Associação de Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), através do link: https://zoom.us/j/96172353706

Programação:

13h30min -  Abertura -  Presidente do Colegiado de Assistência   Social - Jaçanã Andreis – Psicóloga – Coordenadora do CRAS de Irani

13h45min- Dinâmica de Acolhimento – Mediação - Neusa Maria Poletto Pucci

14h30min - Novas metodologias de trabalho em tempo de pandemia: Um desafio para as equipes de trabalhadores da Assistência Social - Professora Dra. Abigail Torres, Docente do Ensino Superior, Consultora e Pesquisadora na Política de Assistência Social. Atua como consultora do MDS e, dentre outros trabalhos, co-autora da concepção de convivência e fortalecimento de vínculos na Assistência Social.

15h10min- Um olhar sobre os Serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial nos territórios dos municípios - Janice Merigo – Assistente Social - Assessora de Políticas Sociais da FECAM

15:40-  Relato de experiências exitosas

15h40min - Trabalho de Proteção Social Básica no Cras em tempo de pandemia – Município de Major Vieira

16horas -  Prevenção da Violência intrafamiliar com mulheres de forma interdisciplinar - Município de Itá

16h40min-   Destaques e Considerações finais 

17horas- Encerramento

Público alvo:

Gestores e Trabalhadores de equipamentos públicos de CRAS e de CREAS

Capacidade da sala zoom 100 participantes

Realização: Colegiado Regional de Assistência Social da AMAUC e Departamento de Serviço Social da Amauc

Parceria:  FECAM