Assembleias conjuntas das Amauc, Consórcio Lambari e Cis Amauc aconteceram na manhã desta quarta-feira , 2 de dezembro.

Publicado em 02/12/2020 às 14:16 - Atualizado em 08/12/2020 às 08:11

Prefeitos e Prefeitas da região Amauc estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 02 de dezembro, na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, para as Assembleias conjuntas da Amauc, Consórcio Lambari e Cis Amauc. No encontro foram aprovados os Contratos de Rateio para o ano de 2021 e tratado sobre ações de enfrentamento a Covid-19, estiagem, encaminhamentos projeto Recuperar e ações do Consórcio de Saúde.

Na assembleia ficou definido que a região da Amauc irá continuar reforçando a importância das medidas preventivas para o combate à pandemia e a fiscalização irá aumentar. “Iremos emitir uma nota conjunta reforçando algumas medidas e restrições conforme a classificação da região no Mapa de Risco. Somente trabalhando conjuntamente e contando com a colaboração de todos iremos evitar que o vírus continue a se propagar e medidas mais restritivas tenham que ser implementadas”, destaca o presidente.

Os Prefeitos e Prefeitas ainda falaram sobre os prejuízos causados pela estiagem que continua a preocupar as administrações municipais. Todos os municípios da Amauc já encaminharam os decretos de emergência e estão adotando as medidas necessárias para que se tenha o menor impacto possível. De acordo com dados da Epagri/Ciram essa é considerada a pior seca dos últimos 15 anos. A chuva ocorrida nos últimos dias amenizou um pouco a situação, mas não muda a realidade dos prejuízos já causados. As previsões continuam sendo de pouca chuva para os próximos meses, o alerta é para que a população continue a utilizar a água de forma consciente, para que não ocorram desperdícios.

Outro ponto de pauta foi quanto ao Projeto Recuperar, a presidente do Consórcio Lambari, Cátia Tessmann Reichert, prefeita de Alto Bela Vista, repassou informações aos gestores sobre os serviços já executados através do convênio e que novas licitações serão publicadas para contemplar mais algumas melhorias na malha rodoviária estadual da região. Ainda durante a reunião foi aprovado e assinada a alteração do Estatuto Social e do Contrato de Consórcio Público, em conformidade ao novo protocolo de intenções aprovado pelas Câmaras Municipais.

Em relação ao Cis Amauc, a presidente Neusa Klein Maraschini, prefeita de Peritiba, destacou o excelente trabalho realizado no ano e o aumento no credenciamento de prestadores de serviço. Outro aspecto positivo é que atualmente em torno de 80% dos atendimentos são realizados dentro da região Amauc. “Diante destes avanços foi possível agilizar e levar o atendimento especializados para mais próximo da nossa população”, pondera.

Como deliberação ficou acordado que o CIS AMAUC manifestará interesse de aderir ao protocolo de intenções junto ao Instituto Butantã para aquisição de vacinas da COVID-19, proposto pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Dessa forma todos os municípios da região poderão ser contemplados.

Outro assunto debatido foi quanto ao reajuste do sobreaviso ao Hospital São Francisco, uma contraproposta será apresentada para que o valor siga o percentual do INPC, índice este utilizado para reajustar os demais contratos das administrações municipais.

Eleição Presidentes Gestão 2021

A assembleia com os Prefeitos eleitos para o mandato 2021-2024, para apresentação das entidades, eleição das novas diretorias da Amauc e dos Consórcios Públicos para o ano de 2021 está agendada para o dia 17 de dezembro.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar