Compartilhe
Piratuba

Unidade hospitalar que atende pacientes de Piratuba celebra 70 anos de trajetória

Publicado em 30/07/2019 às 10:48 - Atualizado em 30/07/2019 às 10:48

Hospital Beneficente, criado em 1949 em Piratuba, completa sete décadas dedicadas ao serviço de saúde, que une duas cidades.  
 
Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing
 
No baixo Vale do rio do Peixe, as cidades de Piratuba e Ipira se integram perfeitamente por uma instituição que há décadas cuida da saúde de nossa gente: O Hospital Beneficente Piratuba/Ipira, uma unidade hospitalar que nesta terça-feira (30), completa 70 anos de história.
 
A Sociedade Beneficente Piratuba/Ipira, instituição gestora do Hospital Beneficente, foi fundada em 30 de julho de 1949. A implantação da unidade, representou na época, um grande avanço para o setor, que desde o surgimento da Vila Rio do Peixe, no período de colonização, era atendido pelas chamadas Casas de Saúde.

A Casa de Saúde Boa Esperança foi uma das instituições que se tem conhecimento, que atendeu pacientes da então Vila Rio do Peixe e da região de Ipira. O espaço que chegou a sofrer inclusive com falta de água, também enfrentou dificuldades de modernização e entraves políticos, muito comuns para a época.   

Em fevereiro de 1950, o Governo Federal negligenciou o pedido de ajuda financeira para a construção do prédio. Mesmo assim o  pastor Herbert Johann Maskus, nomeado provedor da instituição no ano anterior, fez o projeto avançar, adquirindo o terreno no então distrito de Ipira.

A Pedra fundamental da construção foi lançada em junho de 1952. Na época uma solenidade foi organizada, motivando o então prefeito Frederico Poy Filho a reconhecer a Sociedade Beneficente como de Utilidade Pública.

O presidente da instituição, Carlos Kappes Filho, com o apoio do tesoureiro Floriano Jacob Bender e o provedor pastor Herbert Johann Maskus, lideraram as obras e lentamente o prédio de dois andares, com cerca de 650 metros quadrados foi edificado no espaço doado pela família Ko. Freitag.

Com a criação de cotas para sócios e diversas doações, a instituição conseguiu se estruturar. Celso Ramos Filho, um dos médicos que atuava na região, contratou um engenheiro da capital do estado e com o próprio dinheiro pagou a planta da obra.  A prefeitura de Piratuba também entrou com recursos. Doações do então prefeito de Concórdia e em seguida deputado federal, Attílio Fontana, e até mesmo um financiamento feito pela Sadia S/A, completaram a oferta e em 25 de maio de 1958, o hospital beneficente, finalmente foi inaugurado.
 
Por quatro décadas a instituição hospitalar garantiu atendimento à pacientes de toda a região. Mas em 2000, a falta de recursos financeiros e as deficiências estruturais do espaço, levaram ao fechamento do hospital. Em 2002, um movimento pela reabertura da instituição ganhou forças e em 2003, após investimentos de um grupo de empresários locais, o prédio foi reformado e a unidade reaberta.

Atualmente o Hospital Beneficente Piratuba/Ipira é uma entidade consolidada e com a parceria por meio de convênios firmados com as prefeituras de Piratuba e Ipira, a instituição continua de portas abertas, realizando o que faz de melhor: Garantir atendimento hospitalar à comunidade.

Essa é a trajetória de força e superação do Hospital Beneficente, que há 70 anos constrói uma saudável história de vida com as cidades de Piratuba e Ipira!


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Marechal Deodoro, 772, Edifício Mirage Offices - 12º andar, Centro, Concórdia - SC
CEP: 89700-905