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Municípios da AMAUC concluem a construção do documento das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Publicado em 24/09/2019 às 15:27 - Atualizado em 24/09/2019 às 15:27

“Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer”.

Paulo Freire

 

Os municípios de Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina, finalizaram na manhã desta terça-feira (24), o documento das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Foram realizados 13 encontros, coordenados pela consultora educacional, Claudia Maria da Cruz, para juntos pensarem os fundamentos, princípios, teorias e apontar caminhos para a aprendizagem e o desenvolvimento, repensando os sentidos acerca da escola, do processo de escolarização, do currículo, da relação com as crianças e adolescentes e da relação com as famílias e a comunidade.

A Construção das diretrizes teve como objetivo principal, reafirmar conquistas legais e contribuir para a reestruturação do ensino fundamental (anos iniciais), entendendo que toda mudança e melhoria passam necessariamente pelo protagonismo dos professores, gestores, famílias, comunidade e as crianças, por isso a relevância da construção desse documento, partiu do princípio da construção coletiva. O documento veio de encontro aos anseios dos profissionais e servirá como norte, orientando as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas, atendendo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Base da Educação no que diz respeito ao acesso à escola com um ensino de qualidade.

“A concretização do documento norteador da prática pedagógica foi uma tarefa desafiadora e ao mesmo tempo instigante e necessária, primeiro porque a ação de educar/ensinar pressupõe tomada de decisão acerca do que realmente importa na formação das novas gerações, e segundo porque vivemos num tempo histórico e social impulsionado pelo avanço tecnológico, onde o pensamento, a produção do conhecimento e as formas de organização social são constantemente ressignificados”, pondera Claudia.

Sobre o ensino fundamental: O ensino fundamental é a etapa que integra a educação básica, juntamente com a educação infantil e o ensino médio. É um nível de ensino gratuito e obrigatório nas escolas públicas, responsável pela educação escolar de crianças e adolescentes de seis a quatorze anos, divididos da seguinte forma: Anos Iniciais – compreende do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade; Anos Finais – compreende do 6º ao 9º ano. Sua estrutura e funcionamento são regulamentados pelos órgãos superiores, dentre eles o Ministério da Educação (MEC), as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, os Conselhos Nacional, Estadual e Municipais de Educação (CNE-CEE-CME).


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